Em 15 de setembro comemoramos o Dia do Cliente, e entendemos que é uma ótima oportunidade para celebrar essa conexão. Afinal, nenhuma empresa consegue prosperar sem um bom atendimento ao cliente – que resulta em uma relação de confiança com o público final.
Empresas de transporte de passageiros não escapam dessa realidade. Afinal, é possível investir em um bom atendimento e garantir a preferência do público, tornando-se a primeira opção.
Seja sua empresa do setor turístico ou prestadora de serviços para o poder público, fato é que oferecer um bom atendimento ao cliente é fundamental. Na hora de fechar negócio, a grande maioria dos contratantes é influenciada, sobretudo, pela eficiência em oferecer comodidade, segurança e qualidade a todos os passageiros.
Veja a seguir algumas dicas de como investir no atendimento ao cliente do transporte coletivo e se destacar no mercado.
Dicas de como proporcionar um atendimento ao cliente acima da média
1 – Acompanhe as tendências do mercado para atendimento ao cliente
Em primeiro lugar, o setor de transporte de passageiros é bem movimentado. A ponto de constantemente surgir novas tendências para acompanhar. Dessa forma, estar atento a elas – e em como implementá-las – é fundamental destacar-se frente à concorrência.
Empresas que notaram primeiro recursos, tecnologias e tendências aceitas pelo público, identificaram aí uma oportunidade de transformarem seu atendimento frente aos clientes. Isso porque o comportamento dos usuários é o que dita as evoluções do mercado. Estar atento a isso é a melhor forma de ser assertivo nos negócios.
2 – Atualize seu portfólio de produtos constantemente
Outro bom motivo para estar atento às tendências do mercado é a necessidade de manter seu portfólio de serviços atualizado. Decerto, as necessidades do público mudam de acordo com os novos padrões de comportamento e movimentos socioeconômicos. Por isso, se estiver em descompasso com esse movimento, perderá sua relevância.
Com um portfólio atualizado, você está à disposição para suprir as necessidades do mercado. Isso atrai mais clientes, fortalece sua imagem no mercado e, se o investimento for eficiente, impulsiona sua empresa como referência no meio.
3 – Conheça seu cliente
Você descobre muito sobre o caminho que precisa percorrer ao conhecer – com profundidade – os hábitos e as dores dos seus clientes. Desta forma, você transforma uma solução genérica em algo completo e customizado, capaz de atender novos padrões de comportamento.
4 – Invista em tecnologia
Uma empresa de transporte deve apresentar as melhores soluções e recursos para o seu público. Do contrário, corre um sério risco de ver seus concorrentes abocanhando sua fatia de mercado.
Quando uma empresa de transporte coletivo implementa novas tecnologias em sua frota – tais como entrada para carregadores de celular, Wi-Fi, poltronas com recursos tecnológicos, monitores que se conectam com celulares dos passageiros, entre outros – ela escancara sua preocupação com o atendimento ao cliente.
Apostar em tecnologia é sempre um avanço em termos de mercado. Há quem acredite que investir nisso é desnecessário. Contudo, frente a uma realidade cada vez mais tecnológica, ter essa iniciativa é um diferencial competitivo.
E a tecnologia pode ser implementada também nos processos internos de aquisição de passagens, por exemplo. Uma empresa se torna mais atraente com softwares que simplificam o processo de compra, escolha de lugares, contratação de frete e outros processos internos.
Praticidade e simplificação de processos são dois bons atrativos. Sempre invista neles!
5 – Capacite seus times de atendimento ao cliente
Afinal, profissionais bem treinados e atenciosos ampliam a satisfação dos clientes. Capacitar os colaboradores é uma iniciativa que visa o aprimoramento constante dos processos internos e, consequentemente, a melhora dos serviços.
Assim, as chances da sua empresa se destacar no mercado são muito maiores. Com times treinados, os clientes recebem um serviço melhor e tendem a fazer novos negócios futuramente, encaminhando a companhia até o sucesso.
6 – Implemente planos de vistoria recorrentes na sua empresa
Uma empresa preocupada com a satisfação de seus clientes precisa implementar planos de vistorias recorrentes para garantir a qualidade de todos os processos. Ele é importante para a criação de manutenções preventivas, com o objetivo de evitar qualquer erro de funcionamento ou defeito que prejudique a prestação de serviço.
Para isso, é necessário criar planos de ação e cronogramas que garantam o controle de todos os processos de manutenção. E você consegue trazer eficiência nesse quesito implementando um checklist digital. Trata-se de um recurso que concentra todas as informações da vistoria e os próximos passos de manutenções.
Para isso, você pode contar com a CheckYou. Temos o melhor software de gestão do mercado, com diversas funcionalidades para te ajudar a manter cada processo da sua companhia ajustado. Tudo com um layout totalmente simples e user friendly. Entre em contato conosco e conheça a ferramenta!