Indicadores de sucesso são sempre um bom norte para analisar o desempenho de uma empresa. Se o negócio em questão for uma transportadora — deseja se tornar uma marca forte no mercado — há alguns critérios que precisa prestar atenção.
E entender como definir indicadores de sucesso é fundamental para se certificar que a sua transportadora está no caminho de sucesso. Contudo, tenha em mente que nem sempre os mesmos indicativos servem para todas as organizações. Existem algumas métricas básicas que são ótimos guias para o desempenho do seu empreendimento.
Neste artigo, você vai conhecer os cinco indicadores de sucesso que merecem sua atenção. Com estes critérios em mente, fica mais fácil entender como avaliar o desempenho de uma transportadora e esclarecer sua trajetória!
Quais são os 5 indicadores de sucesso que eu preciso me atentar?
1 – One time in full
A princípio, este indicador corresponde aos pedidos completos entregues dentro do prazo, no estado exato no qual ele foi encomendado. Ou seja, neste critério entram apenas entregas perfeitas. Produtos com avarias, pedidos incompletos e fretes feitos para locais incorretos não são contabilizados.
Você pode realizar o cálculo da seguinte forma: o número de entregas perfeitas realizadas dentro do prazo, em determinado período, dividido pelo número total de entregas, incluindo as que apresentaram problemas, neste mesmo intervalo. Em seguida, multiplique o resultado por 100.
Com este dado, é possível sobretudo analisar um dos principais pontos focais da sua transportadora: a eficiência de atuação. Quanto maior for a proporção de entregas perfeitas em comparação com as entregas totais, mais eficientes são os processos de logística da sua transportadora.
Agora, se o indicador de entregas que não apresentam problemas for muito baixo, isso mostra que é preciso rever alguma etapa na operação. Decerto, isto é sinal que há um desacordo no processamento de pedidos ou sistema de frete. Lembre-se que uma resolução morosa pode prejudicar a imagem da sua empresa no mercado.
2 – Tempo de atraso nas entregas
Ainda na questão de logística e processos de fretamento, outro indicativo que deve ser visto com atenção é o tempo médio de atraso nas entregas. Se ele for muito alto, mais do que um ponto negativo, ele se torna uma falha logística — que deve corrigir o mais rapidamente possível.
Quanto mais baixo for o tempo de atraso, mais próximo ele fica de indicar apenas um contratempo normal quando falamos de transporte. Provavelmente, seus clientes não irão interpretar a questão como um problema, e você deve apenas se preocupar em evitar situações que ocasionam atrasos.
Mas se o indicativo estiver muito alto, chegando a semanas de atraso, será um sinal de problemas logísticos. Ou seja, apontam processos internos que estão incorretos ou que são ineficientes e impactam negativamente na relação com seus clientes com atrasos excessivos.
Neste caso, é necessário reunir as lideranças das áreas de logística, operações e distribuição para, juntos, fazer uma análise do panorama geral. Muito provavelmente, levantarão mais de um ponto de divergência. A partir daí surgirão soluções práticas para resolver o problema o mais rapido possível.
3 – Lead Time
Este indicador mede o tempo total do processo de compra por parte do cliente, considerando desde o segundo que o sistema captou o pedido até a entrega e recebimento no endereço indicado pelo receptor.
Se mantenha atento a este indicativo para ter mais detalhes de como se desenvolvem seus processos internos. Analisando a duração total é possível identificar quais pontos é possível otimizar para reduzir o tempo de execução e melhorar a experiência do comprador.
Implementar essas melhorias é fundamental para se tornar uma opção ainda mais atrativa para os consumidores. Quanto menor for o lead time, maiores serão as chances de você se estabelecer como uma referência de mercado!
4 – Tempo médio de entrega
O tempo médio de entrega leva em consideração o período total entre o momento no qual o pedido sai da sua empresa e é recebido na casa do cliente. Nesse cálculo, você precisa levar em conta fatores externos determinantes, como tempo de processamento em distribuidoras, distâncias diferentes a depender da região e veículos utilizados.
Nesse processo, é possível identificar diversos pontos de melhoria que você pode otimizar para oferecer um serviço melhor. Contratos de parcerias e logística de entregas são as etapas que ficam mais visíveis quanto esse indicador de sucesso é analisado, pois evidenciam todos os erros que são cometidos.
Corrigir o que está dando errado nessas etapas é o primeiro passo para reduzir o tempo de entrega, proporcionar uma experiência mais ágil para seus clientes e melhorar sua atração de mercado!
5 – Acurácia de inventário
Este indicador mede a margem de erro entre a quantidade de mercadorias no seu estoque e o cálculo que consta no seu sistema de monitoramento. Quanto mais próximo de zero for este número, mais organizado está o seu inventário e menores são as chances de você enfrentar problemas futuramente.
Ter um controle o mais acurado possível do que você possui em estoque é essencial para prestar um bom serviço. Desta maneira, você só fecha contratos de materiais que possui à disposição, reduzindo o tempo de espera do cliente até a entrega.
Empresas que possuem este indicativo muito alto tendem a ser mais desorganizadas, o que impacta diretamente na qualidade do serviço prestado. Eliminar qualquer discordância que possa causar essa disparidade entre armazenamento de informações no sistema e quantidade real de mercadoria no estoque é fundamental.
A importância de contar com o auxílio de uma empresa de BI
Quando a gestão de uma transportadora implementa uma plataforma de business intelligence (BI) na empresa, ele automatiza a maioria dos seus processos de logística, o que traz mais eficiência para a execução do gerenciamento.
Além de gerar praticamente todos os indicadores de sucesso possíveis de forma automática, ele oferece outras facilidades que tornam seu uso ainda mais vantajoso.
Quanto mais completo for o banco de dados da plataforma, que é alimentado pelos colaboradores e gestores da transportadora de forma manual ou integrado com outro sistema, mais eficiente será o uso da ferramenta de BI.
Das diversas vantagens causadas pelo uso do BI, temos:
- Economia de recursos, com o corte de gastos desnecessários;
- Otimização dos processos internos de logística, permitindo um atendimento ao cliente de mais qualidade;
- Entregas mais rápidas, mais econômicas e mais satisfatórias;
- Capacidade de prever oscilações de mercado graças ao comparativo automático do sistema da própria plataforma, permitindo planejamentos mais assertivos;
- Melhor organização da equipe, de estoque e de processamento;
- Ambiente mais harmonioso, com equipes de trabalho satisfeitas com o ritmo de produção e bem assessorados pela transportadora.
Não perca tempo nem faça gastos desnecessários enquanto sua companhia não conta com o auxílio de uma ferramenta BI de qualidade. Acesse agora mesmo o site da CheckYou, conheça nosso checklist digital e traga mais organização para sua transportadora entrar no caminho do sucesso!