A vistoria é um processo fundamental que empresas de transporte de passageiros precisam fazer constantemente. Isso porque essa prática não só garante a segurança do motorista e passageiros, como auxilia a empresa a reduzir custos com manutenções corretivas do veículo – mais cara do que a preventiva. Por se tratar de uma tarefa recorrente, vale investir no checklist digital que auxilia a padronizar os processos envolvidos e, além de tudo, otimiza o tempo das pessoas responsáveis. Dessa maneira, facilita o dia a dia de toda a empresa, além de reduzir o número de falhas.
Continue a leitura para entender o que é o checklist, quais outros benefícios ele traz para as empresas de transporte e, por fim, como aplicar no seu negócio.
O que é checklist digital?
O checklist digital nada mais é do que uma grande lista com os itens que devem ser verificados em determinada tarefa. No caso da vistoria de um veículo de transporte, por exemplo, o checklist vai relacionar tudo que precisa inspecionar no veículo visando o seu funcionamento e a segurança de quem o conduz.
Para tal, ao invés de registrar o checklist de forma manual, ou seja, por meio de uma planilha feita no excel ou, até mesmo, papel. É possível contar com opções mais tecnológicas, como o checklist digital. Este recurso, por sua vez, vem ganhando espaço no mercado devido a praticidade que oferece.
Como fazer um checklist digital?
O checklist digital funciona por meio de um software. O usuário pode utilizá-lo tanto no desktop, quanto pelo celular. O melhor de tudo é que, a depender da tecnologia, não será preciso internet para acessá-la.
Além da autonomia para executar a tarefa sem depender de conexão, o checklist é uma ferramenta que melhora a produtividade da operação. Isso porque ele padroniza as verificações recorrentes e, principalmente, permite a inclusão de itens que o usuário considera pertinentes para a vistoria.
Dito isso, o ideal é compor o checklist com perguntas que devem ser averiguadas ao longo da vistoria do veículo. Por sua vez, as respostas a tais questionamentos podem ser feitas de maneira dissertativa, múltipla escolha, escaneamento de código de barras, leitura de GPS etc.
Ademais, pode-se acrescentar outros campos, tais como: espaço para anotações, captura de imagens e registro de assinatura, e muito mais. Dessa maneira, o checklist garante uma verificação mais assertiva, diminuindo as falhas operacionais.
Por que fazer checklist digital?
Como vimos, o checklist digital é uma ferramenta muito útil para fazer a vistoria de veículos de transporte de passageiros. Afinal, com um acompanhamento ativo, é possível gerar relatórios mais precisos das inspeções. Fato é que esta ferramenta é determinante para elevar a gestão de vistorias, aumentar a produtividade e, até mesmo, embasar a tomada de decisão em eventuais falhas identificadas.
Além disso, a ferramenta ajuda a concentrar as informações em um único local. Algo extremamente relevante quando é necessário levantá-las para analisar dados históricos de ações, por exemplo.
CheckYou, um software especializado em checklists e vistorias!
Agora que você sabe como funciona o checklist digital e por que investir, já pensou em levar essa funcionalidade para a sua empresa de transporte?
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Por meio de uma interface versátil, moderna e flexível, o usuário tem autonomia para personalizar a sua experiência dentro da ferramenta. Isso significa que, além de ele mesmo inserir os tópicos que precisa monitorar, tem acesso fácil a informações estatísticas de sua área.
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