Diante de um mundo cada vez mais conectado, onde o volume de informações produzido cresce exponencialmente, ter uma cultura organizacional orientada a dados é uma vantagem competitiva para qualquer empresa. Essa é a essência do business intelligence (BI), que ajuda a transformar números em decisões assertivas.
Segundo a pesquisa Transformações digitais no Brasil, realizada pela consultoria McKinsey & Company, as empresas brasileiras que apresentam alto nível de maturidade digital crescem três vezes mais do que as que não investiram nessa área.
Entretanto, o levantamento também revela que apenas 13% das empresas brasileiras conseguiram construir uma cultura de decisão baseada em dados. Isso significa que ainda existe um longo caminho a percorrer quando o assunto é implementar uma boa estratégia de business intelligence.
Por isso, reunimos neste artigo tudo o que a sua empresa precisa saber para começar a implementar uma cultura data driven a partir de estratégias de BI. Confira a seguir:
O que é business intelligence?
Em tradução para o português, business intelligence significa Inteligência de Negócios. Na prática, trata-se de um conjunto integrado de estratégias, ferramentas tecnológicas e práticas que auxiliam no processo de coleta, análise e apresentação de dados.
Como resultado, dados brutos transformam-se em análises completas sobre padrões e tendências que podem ajudar a identificar novas oportunidades de mercado, ajustar estratégias, antecipar riscos e otimizar operações.
Nesse sentido, a finalidade do business intelligence é integrar diversas fontes de dados e apresentá-las de forma visual e intuitiva para basear. Para isso, as empresas geralmente contam com softwares e hardwares que ajudam a armazenar dados e personalizar análises de acordo com as necessidades do negócio.
Como funciona o business intelligence?
Em primeiro lugar, é preciso garantir a coleta de dados relevantes de diversas fontes. Nesse caso, eles podem ser retirados de bancos internos, mídias sociais, pesquisas de mercado, dados dos clientes, transações financeiras, entre outros. Vai de acordo com os objetivos da mensuração.
O próximo passo é definir uma padronização para que esses dados sejam filtrados e organizados de acordo com o objetivo da empresa, que pode ir desde fazer controle de estoque até rever estratégias de marketing e vendas.
Logo depois, é preciso armazenar os dados em um único lugar, geralmente uma ferramenta responsável por organizar as informações de maneira visual.
Após o armazenamento, é hora de analisar os dados para extrair informações valiosas para a tomada de decisão. Nesta etapa, provavelmente será necessário aplicar conhecimentos estatísticos e técnicas de mineração de dados.
Por fim, as informações analisadas devem ser distribuídas em relatórios visuais para orientar os mais diversos setores da empresa. Lembrando que esse processo acontece de forma cíclica, ou seja, recomeça conforme a necessidade de fazer ajustes e monitorar resultados.
BI: Quais os benefícios para as empresas?
Ao oferecer agilidade e precisão na análise de grandes volumes de informações, o BI permite que as empresas se posicionem com embasamento diante da concorrência. Além disso, essas estratégias possibilitam:
- Visão abrangente e integrada do negócio;
- Análises comparativas do setor de vendas, marketing, finanças, recursos humanos, entre outros;
- Redefinição de estratégias para antecipar riscos e aproveitar oportunidades de mercado;
- Monitoramento e análises constantes de desempenho;
- Maior eficiência operacional ao permitir integração entre as áreas.
Sendo assim, as estratégias podem ser implementadas independente do segmento ou tamanho das empresas. Do varejo ao setor financeiro, o importante é garantir flexibilidade para adaptar o plano de ação de acordo com os objetivos e necessidades de cada organização.
Como começar uma estratégia de business intelligence?
Identifique as metas e objetivos da empresa
Antes de mais nada, é importante definir bem quais são os resultados que a empresa pretende alcançar. Afinal, sem um norte é impossível traçar um plano de ação. Logo depois, determine os indicadores de sucesso para orientar as análises e o fluxo de trabalho.
Avalie a infraestrutura existente
Procure saber quais são os sistemas de informação, bancos de dados e ferramentas de análise que já estão em uso. Depois, identifique quais deles podem ser aproveitados e quais necessitam de melhorias para alcançar o objetivo definido anteriormente.
Capacite uma equipe de BI
Embora as ferramentas tecnológicas ajudem na precisão das análises, é fundamental ter uma equipe de profissionais para transformar números em estratégias que façam sentido. Estes profissionais podem ser da área de TI, comunicação, gestão de projetos, entre outras. Quanto mais diversa a equipe, mais chances de sucesso tem o projeto.
Escolha ferramentas adequadas
De acordo com o objetivo traçado pela empresa, selecione ferramentas de BI que ofereçam as funcionalidades necessárias para fazer as análises propostas. Além disso, avalie a facilidade de uso, suporte técnico e integração com as fontes de dados disponíveis.
Estabeleça etapas de realização
No início, a melhor estratégia é definir um escopo de análise menor e expandir gradualmente. Assim, é possível testar, gerar feedbacks e oferecer suporte à medida que a equipe vai avançando na estratégia.
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