Skip to content
  • Av Pereira Barreto, 1479 - São Bernardo do Campo - SP
  • contato@checkyou.com.br
  • (11) 91339-9550
Linkedin Instagram
logo-white
  • Sobre Nós
  • Nossos Módulos
  • Gestão de Vistorias
  • Blog
FALE CONOSCO

A Via Sudeste/SP automatizou seus processos de checklist e otimizou as suas operações

Home Blog
  • Caso de Sucesso
  • Dicas de Gestão
  • Gestão de frotas
  • Sem categoria
  • Tecnologia
  • Transporte
17 de February de 202517 de March de 2025

A Via Sudeste, uma das principais concessionárias de transporte coletivo da cidade de São Paulo, tem uma operação de grande porte: quase 700 veículos em circulação, atendendo bairros da capital por meio de 76 linhas. Esse volume operacional exige um rigoroso controle de manutenção e vistorias para garantir a segurança e a conformidade dos ônibus.

Todos os anos, a empresa passa por mais de 1.400 inspeções obrigatórias da SPTrans, cada uma delas analisando mais de 160 itens dos veículos. Isso significa que, anualmente, são checados aproximadamente 224.000 itens. Esse processo, quando realizado de forma manual, pode ser um grande desafio logístico e administrativo, podendo resultar em veículos inoperantes e prejuízos financeiros caso não haja uma gestão eficiente.

O Desafio

A cada inspeção, irregularidades encontradas em componentes críticos, como freios, suspensão e direção, podem impedir que o veículo circule até a resolução do problema. Já problemas menos críticos exigem uma nova vistoria dentro de um prazo determinado. Diante desse cenário complexo, a Via Sudeste buscava uma solução para tornar esse processo mais ágil, confiável e eficiente.

A Solução: Automação com CheckYou

Sempre atenta às inovações tecnológicas, a Via Sudeste já havia automatizado alguns setores da empresa com a CheckYou, incluindo Almoxarifado, SESMT e Gestão Ambiental. Segundo o engenheiro Luciano Couceiro, Supervisor de Manutenção/R.D. da Via Sudeste, a digitalização dessas áreas proporcionou maior agilidade e confiabilidade, além da criação automática de Planos de Ação.

Com o sucesso dessa primeira implementação, a Via Sudeste decidiu levar a automação para a checagem da carroceria dos ônibus. Em apenas dois dias, a CheckYou desenvolveu um checklist digital totalmente adaptado às exigências da SPTrans, especificamente para o Fator de Estado da Carroceria (FEC). Isso possibilitou que a concessionária passasse a contar com uma plataforma integrada, intuitiva e de fácil acesso via celular ou tablet.

“O diferencial da CheckYou está na flexibilidade para adaptar a ferramenta às necessidades específicas de cada cliente. No caso da Via Sudeste, conseguimos criar um checklist personalizado em apenas dois dias, trazendo muito mais confiabilidade, rapidez e eficiência para as operações”, explica Valmir Colodrão, diretor da CheckYou.

Sobre isso, saímos no Diário do Transporte: Via Sudeste automatiza checagem de carroceria para vistorias da SPTrans

Os Benefícios da Automação

A digitalização na Via Sudeste trouxe uma série de benefícios:

  • Mais rapidez e eficiência: O processo, que antes demandava tempo e controle manual, agora ocorre de forma ágil e estruturada.
  • Confiabilidade aprimorada: A automação garante que nenhum item importante seja negligenciado, reduzindo riscos operacionais.
  • Facilidade de acesso e uso: Os funcionários podem realizar as inspeções diretamente de dispositivos móveis, eliminando papéis e reduzindo erros.

Conclusão

A parceria entre a Via Sudeste e a CheckYou exemplifica como a tecnologia pode transformar processos críticos dentro de uma operação complexa de transporte público. A digitalização das vistorias da SPTrans não só garantiu mais eficiência e segurança, como também permitiu à empresa otimizar recursos e minimizar impactos financeiros.

Com essa abordagem inovadora, a Via Sudeste segue firme no seu compromisso de oferecer um transporte seguro e de qualidade para os paulistanos, ao mesmo tempo em que aprimora continuamente sua gestão operacional por meio da tecnologia.

Descubra o poder da CheckYou para sua empresa. Fala com a gente!

Posted in: Caso de Sucesso Dicas de Gestão Gestão de frotas Sem categoria Tecnologia TransporteTags:eficiência operacionalpadronização de processospadronizar processosplano de açãovistoriavistorias

Post navigation

Anterior: Checklist no Carnaval 2025: Sua Empresa Está Preparada?
Próximo: Quando a conformidade com os Órgãos Gestores pode ser mais ágil e segura com a CheckYou?

Posts recentes

  • Plataforma CheckYou: A Revolução Digital na Gestão de Checklists no Transporte
  • BI CheckYou: A Visão Gerencial da Operação de Checklists
  • Descubra o Controle Digital de Vencimentos que Organiza sua Empresa
  • Módulo Plano de Ação: Agilidade na Tomada de Decisão
  • Inteligência Artificial (IA) é realidade na Plataforma CheckYou

Categorias

  • Artigo (1)
  • Atendimento ao cliente (2)
  • Caso de Sucesso (7)
  • Dicas de Gestão (16)
  • Gestão de frotas (15)
  • Sem categoria (9)
  • Tecnologia (30)
  • Transporte (17)
  • Vistorias (6)

Agende uma demonstração com nossos especialistas

Nosso time está preparado para atender suas necessidades. Preencha os campos do formulário e entraremos em contato com você.

logo-white

A CheckYou é um software (SaaS) de checklist digital especializado em vistorias, planos de ação, controle de vencimentos e gestão de indicadores operacionais.

Acesso Rápido

  • Sobre Nós
  • Gestão de Vistorias
  • Nossos Módulos
  • Fale Conosco

Entre em contato

  • Av Pereira Barreto, 1479 - Cjs. 1807 e 1808 Centro, São Bernardo do Campo - SP 09751-000 - Helbor Trilogy
  • contato@checkyou.com.br
  • (11) 91339-9550

© 2023 CheckYou . Todos os direitos reservados

Criado por BrainWaves

Termo de Uso | Política de Privacidade