Muitas transportadoras perdem em arrecadação porque não possuem uma boa gestão financeira. São conceitos de planejamento e estruturação empresarial que trazem mais economia e organização para o seu negócio, favorecendo seu desenvolvimento.
De fato, nem sempre a falta de uma gestão financeira em transportadoras é proposital. Muitas vezes, o que ocasiona essa confusão de gerenciamento é a falta de conhecimento corporativo. Algo que pode ser facilmente revertido se buscar formações na área de gestão de empresas ou simplesmente entender mais sobre o assunto.
Por essarazão, elaboramos este artigo. Com ele, você entenderá como aplicar uma boa gestão financeira para empresas. Seja você do ramo de logística ou transporte de passageiros, aprenda sobretudo como fortalecer a saúde da sua companhia a partir das dicas a seguir!
Como fazer uma boa gestão financeira para transportadoras?
1 – Organize processos
Como em toda empresa, na sua também existem atividades que precisam ser executadas de forma ordenada. Sendo assim, é preciso organizar tais processos para garantir que nenhum detalhe seja mal executado.
Ter processos internos e externos bem organizados evita o surgimento de problemas e, principalmente, a geração de gastos desnecessários – tais como multas, perda de material, pagamento de horas extras e outros encargos.
Por isso, busque listar e disponibilizar todos os processos aos responsáveis, de preferência, em um checklist digital. Desta forma, os colaboradores poderão consultar a ordem de execução correta e a melhor forma de gerí-las, além de acompanhar se a sua execução foi correta.
2 – Escolha o regime tributário mais adequado à sua empresa
Toda empresa precisa pagar tributos ao governo para garantir uma atuação legal no mercado, além de fortalecer sua saúde financeira. Mas atenção: cada tipo de empresa exige um regime tributário específico, a depender do seu porte, faturamento anual e modelo de atuação no mercado.
Encontrar o modelo mais adequado é fundamental para fazer um bom gerenciamento financeiro. A escolha errada pode gerar uma carga tributária maior do que o necessário.
No Brasil, existem três tipos principais de regimes tributários: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Você pode acessar a descrição de cada um deles aqui.
3 – Faça um bom gerenciamento dos seus pagamentos
Para ter uma gestão financeira eficiente, é necessário estar muito atento aos seus pagamentos. Uma transportadora precisa lidar com diversas responsabilidades econômicas, como pagamento de salários, quitação de encargos, taxações e manutenção dos veículos.
Sanar essas pendências financeiras no prazo é muito importante para evitar multas e ações jurídicas. Para isso, é necessário dedicar esforços exclusivamente para o monitoramento e controle de datas de pagamentos.
Para facilitar essa tarefa, utilize uma ferramenta de controle de vencimentos. Normalmente, ela oferece a funcionalidade de listar datas, valores envolvidos e destinatários dos pagamentos. Além disso, você pode criar um plano de quitação no checklist digital.
Com ele, você pode acompanhar qualquer alteração no cronograma em tempo real, criar notificações de alerta para as datas de pagamento, configurar diferentes calendários de obrigações e outras facilidades.
4 – Adote a manutenção preventiva
É comum em empresas de transporte a chamada manutenção corretiva – quando o conserto é feito apenas quando o veículo ou equipamento apresenta defeito. O problema desse modelo é que ele é mais custoso, uma vez que consertos de urgência costumam ser mais caros.
Nesse aspecto, aderir a manutenção preventiva é a opção mais inteligente e econômica para esta situação, visto que ela age na prevenção de grandes danos.
Desta forma, você blinda a companhia de enfrentar situações de delicadeza financeira proporcionadas por manutenções de última hora e agravamento de problemas. Com o método preventivo, você identifica eventuais desgastes de forma antecipada, corrigindo-os com mais rapidez ou, até mesmo, evitando que aconteçam.
5 – Monte uma reserva financeira
Se a sua empresa ainda não tem uma reserva financeira, você está correndo um grande risco. Ela é fundamental para garantir a segurança financeira da sua companhia mesmo em uma eventual crise.
Provisione uma parcela do seu faturamento para um fundo de segurança e não mexa nesse valor sem necessidade. Deve-se preservá-lo para sustentar o funcionamento da companhia em casos de grande perda financeira ou crise socio-econômica.
Assim, quando seu orçamento estiver comprometido, basta utilizar os valores reservados para cobrir gastos e evitar prejuízos.
CheckYou: sua solução ideal!
Para cumprir todas essas dicas com eficiência você deve contar com um checklist digital eficiente, que oferece todas as facilidades para otimizar a organização dos processos.
E para isso você tem a CheckYou, sua melhor parceira para a padronização de processos e vistorias. Com ela, seus planos de ação são estruturados de maneira simples, facilitando a visualização de tarefas, compartilhamento de dados com outros integrantes da equipe e reduzindo drasticamente as chances de falhas.
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