Podemos afirmar que um dos elementos mais importantes para o funcionamento de qualquer empresa de transporte coletivo é o combustível. Sem ele, a operação diária fica totalmente comprometida. Por essa razão, reduzir gastos com combustível é tão importante.
Fato é que este já é normalmente o maior gasto da companhia deste setor, visto que sua reposição é quase diária. Logo, em períodos inflacionários, seu peso no orçamento pode ser destruidor caso não haja controle e planejamento.
Neste artigo, você vai conferir 4 maneiras de reduzir os gastos com combustível em empresas de transporte coletivo. Siga-os com atenção para, com isso, diminuir custos excessivos e direcioná-los para outros setores.
Contudo, antes, compreenda o impacto que o gasto com combustíveis causa no dia a dia da organização. Você verá como ele pode ser ainda maior do que você imagina!
Reflexos dos gastos com combustível em empresas de transporte coletivo
É uma prática comum no mercado refletir nos preços os gastos que uma empresa possui para tornar aquele produto/serviço possível. Do contrário, não seria economicamente viável manter o negócio. Por essa razão, o preço dos combustíveis influencia diretamente nos valores oferecidos aos usuários do transporte.
Com isso, o reflexo mais evidente é o aumento nos valores das passagens. Para compensar esse acréscimo, a empresa precisa calcular a quantia que precisa acrescentar na passagem – de forma que o valor não fique fora do praticado e, em contrapartida, não cause prejuízo à empresa.
Portanto, mesmo que o aumento não seja considerável, ele impacta bastante no orçamento da empresa. Como os veículos rodam o tempo inteiro, há muito gasto de combustível. Poucos centavos de diferença por litro rendem milhares de reais a mais mensalmente, e este montante precisa ser diluído na média de serviços para não gerar nenhum ônus.
Por fim, é preciso lembrar que, ainda que essa seja a iniciativa mais comum, ela deve ser utilizada com cautela. Do contrário, pode gerar insatisfação nos usuários dos transportes.
5 dicas para reduzir gastos com combustível!
1 – Qualifique os motoristas
Motoristas qualificados, que sabem qual é a melhor condução do veículo e que zelam pelo cuidado da frota, indiretamente colaboram para a economia de combustível. Isso porque um mau funcionamento do veículo exige mais esforço do motor, o que, consequentemente, consome bastante do abastecimento.
Investir em qualificação e orientação dos motoristas quanto às boas práticas na condução do veículo, é um plano de redução de custos que fará efeito tanto no curto quanto longo prazo. Afinal, além da economia do combustível, a organização terá profissionais mais capacitados e uma frota conservada.
2 – Fique de olho nas rotas e peso dos veículos
Sabemos que as empresas de transporte de passageiros estão sujeitas ao itinerário de suas linhas. Com isso, o trajeto pouco eficiente e, por vezes, o excesso de passageiros podem exigir mais força do motor, o que causa alto consumo de combustível.
E não é só isso. Além disso, outros problemas podem surgir, como a quebra de algum eixo, desgaste dos pneus ou superaquecimento do motor, gerando mais despesas.
Ainda assim, isso não impede que a companhia faça a revisão periódica dessas rotas.
Afinal, o trajeto, condições das vias e quantidade de passageiros por horário são fatores que influenciam diretamente no consumo de combustível. Dito isso, com um planejamento é possível não apenas otimizar o percurso, como reduzir a quantidade de passageiros por horário e, consequentemente, reduzir custos.
3 – Preste atenção na qualidade do combustível
A qualidade do combustível que você usa para abastecer a frota impacta diretamente em seu consumo. Muitos negócios, erroneamente, optam por usar combustíveis mais baratos e, por vezes, de baixa qualidade a fim de obter economia.
Contudo, como sempre dizem, o barato pode sair caro. Isso porque, um combustível de baixa qualidade acaba mais rápido e, a depender do composto utilizado, pode gerar danos maiores ao veículo.
Por isso, é preciso mapear os pontos confiáveis de abastecimento e orientar os motoristas a utilizarem apenas essa rede para provisionamento. Desta forma, é possível economizar recursos e o tempo que o veículo fica fora da operação.
4 – Fazer uma manutenção preventiva
Um veículo que funciona corretamente ajuda a economizar combustível. Quando funciona de maneira incorreta, ele precisa se esforçar mais para compensar a falta de qualidade de uma peça. Logo, o motor consumirá mais combustível do que em uma situação normal, sem falhas técnicas.
Para evitar defeitos no funcionamento do veículo, toda empresa de transporte deve implementar a manutenção preventiva. Esta metodologia consiste em agendar um “check up” completo de toda frota periodicamente, com o fim de identificar desgastes e corrigi-los antes das peças apresentarem defeitos.
Esta é uma forma mais econômica. Afinal, ela evita a perda completa de muitas peças e a realização de consertos de emergência – que costumam ser mais caros. Por fim, também favorece o menor uso de combustível.
Para executar todas essas dicas, gerenciando de maneira efetiva a manutenção preventiva, a rota percorrida por cada veículo e todas as outras operações que acontecem na sua empresa, contrate o sistema de checklist digital da CheckYou. Tenha o controle da sua empresa na palma da sua mão!