As empresas de transporte de passageiros têm a responsabilidade de garantir segurança, eficiência e conforto para os clientes. E uma das formas de fazer isso é a partir do controle de vencimento das etapas que envolvem os veículos da operação.
Isto é, realizar vistorias periódicas, garantir a renovação de licenças, supervisionar a manutenção dos veículos de forma preventiva e estar ciente das movimentações feitas pela frota para assegurar a segurança dos passageiros em todas as frentes.
Na prática, fazer esse controle de vencimento exige cumprir prazos e gerenciar um grande volume de documentações para evitar penalidades legais e interrupções nas operações. Imagine fazer isso em múltiplas planilhas ou, em alguns casos, no papel? Parece algo inviável, não é?
Embora o avanço das tecnologias traga alternativas bem mais eficientes, essa ainda é a realidade de muitas empresas de transporte de passageiros, que realizam o controle de forma analógica.
Controle de vencimento: como impacta as empresas de transporte?
Em uma empresa de transporte de passageiros, existe uma série de processos importantes para assegurar que os veículos estejam em boas condições de funcionamento.
Além da avaliação da mecânica, elétrica, equipamentos de segurança e higiene, as empresas também são responsáveis por verificar as autorizações da equipe que opera esses veículos no dia a dia, garantindo que tudo esteja em conformidade com as regulações do setor.
Desse modo, o controle de vencimento se refere a um conjunto de práticas que envolve o uso de sistemas para gerir todos esses prazos de forma eficiente. Assim, é possível evitar penalidades fiscais e, ao mesmo tempo, garantir segurança nos serviços ofertados aos passageiros.
Analógico vs. Digital: como fazer o controle de vencimento?
Nesse contexto, as empresas de transporte de passageiros que ainda não investiram em um sistema integrado de controle de vencimento podem se deparar com os seguintes desafios:
- Ineficiência operacional: As informações dispostas em planilhas avulsas ou documentos em papel têm maior probabilidade de se perderem. Também são menos acessíveis para a equipe. Como resultado, as chances de inconsistências nos registros ou atraso nos prazos aumentam.
- Baixa capacidade de gerir dados: Outra consequência da ineficiência operacional é a dificuldade de analisar, comparar e visualizar os dados de forma consistente. Sem a possibilidade de monitorar esses dados em tempo real, pode ser mais difícil identificar falhas ou tomar decisões de acordo com as prioridades e tendências.
- Risco de multas e penalidades: Se não há um sistema integrado de gestão operacional e de dados, as empresas de transporte de passageiros que realizam controle de vencimento de forma analógica também ficam mais vulneráveis a perder prazos de vistoria e de renovação de autorizações. Com isso, ficam sujeitas a multas e penalidades fiscais.
Por outro lado, apostar em soluções digitais pode trazer mais eficiência, rastreabilidade, padronização e sustentabilidade para as empresas que trabalham nesse setor. Isso porque, com a ajuda de softwares especializados, é possível integrar diferentes áreas e gerir melhor o fluxo de atividades.
Quais os benefícios de checklists automatizadas para transporte?
Com a ajuda de checklists automatizadas, as empresas de transporte de passageiros podem organizar prazos e fluxos de atividades de forma mais intuitiva e eficiente. Isso vale para todos os serviços necessários do setor. Por exemplo:
- Notificações automatizadas – Ao registrar os dados da empresa em um software digital, é possível receber notificações automáticas sobre as datas de vencimento, de renovação, de vistorias periódicas e preventivas. Além disso, há a possibilidade de categorizá-las para melhorar a eficiência do controle de vencimento.
- Armazenamento seguro – Outro benefício dos softwares de controle de vencimento é o armazenamento seguro de toda a documentação, incluindo certificados e relatórios de vistorias passadas.
- Relatórios e análises periódicas – Além disso, é possível integrar o controle de vencimento com outros indicadores de desempenho. Este recurso permite gerar relatórios completos sobre os veículos e operadores. Isso possibilita controlar, também, a qualidade do serviço oferecido pela empresa.
Em resumo, investir em um sistema digital de controle de vencimento traz maior autonomia para a tomada de decisões, além de potencializar a vantagem competitiva no mercado.
Conheça o controle de vencimento digital da CheckYou!
Somos um software (SaaS) capaz de realizar vistorias (checklists), controle de vencimentos e indicadores e planos de ação de maneira personalizada para sua empresa. E o melhor: você não precisa de conexão à internet para utilizar a ferramenta!
Saiba mais sobre o valor da implementação e os diferenciais que a CheckYou pode te oferecer.