Transformação digital: como implementá-la na sua transportadora
Skip to content
  • Av Pereira Barreto, 1479 - São Bernardo do Campo - SP
  • contato@checkyou.com.br
  • (11) 91339-9550
Linkedin Instagram
logo-white
  • Sobre Nós
  • Nossos Módulos
  • Gestão de Vistorias
  • Blog
FALE CONOSCO

Transformação digital: como implementá-la na sua transportadora

Home Blog
  • Tecnologia
transformação digital
9 de October de 20239 de October de 2023

Promover a transformação digital para transportadoras é muito importante, mas exige muito planejamento. Afinal, por ter que englobar algumas etapas na rotina operacional, esse processo requer cuidado e tempo de dedicação. Do contrário, pode ter um resultado diferente do esperado.

Nesse sentido, elencamos um passo a passo de como aplicar corretamente um checklist digital na sua empresa. Dessa forma, você moderniza a logística da sua empresa, traz mais organização para o dia a dia e incentiva a adesão dos colaboradores ao propor planos de ações mais facilitados. 

Antes de mais nada entenda que a transformação digital serve para elevar o nível de atuação da sua empresa e promover mais competitividade no mercado. 

Transformação digital: passo a passo da implementação de um checklist digital para transportadoras

1 – Entenda os processos da sua empresa

Em uma transportadora, diversos processos ocorrem simultaneamente, afinal o fluxo operacional é imenso. Identificar cada um deles – com o objetivo de construir planos de ação específicos – é o primeiro passo para montar um planejamento eficiente.

As plataformas de checklist já possuem funcionalidades que permitem a criação de múltiplos planos de ação. Desta forma, cada um deles pode ser utilizado para a estruturação e solução de problemas diferentes, com metas, atividades e entregas direcionados.

Por este motivo, ter a compreensão total dos processos da transportadora é tão importante. Com este mapeamento, você saberá exatamente quais informações cada time precisará para executar o seu trabalho. Consequentemente, sua organização será muito maior.

2 – Identifique todas as etapas de cada processo

Uma vez mapeados os processos operacionais das diferentes áreas, é hora de identificar as etapas que os compõem – bem como os responsáveis por elas. Analisar um processo parte a parte auxilia no monitoramento das conclusões de tarefas e, até mesmo, caso tenha que solicitar melhorias na mesma. 

Fato é que a separação de processos em pequenas etapas – com metas e objetivos independentes – ajuda no cumprimento de prazos e na execução assertiva dessas iniciativas.

Ao montar seu checklist digital, não esqueça de destrinchar o processo. Assim, será possível inspecionar cada detalhe, criar planos de ações para solução de pontos específicos.

3 – Organize um sistema de preenchimento

Como muitas pessoas terão acesso ao checklist digital, é necessário estabelecer um sistema de preenchimento unificado. Padronizar essa colaboração evita que cada profissional vistorie pontos diferentes e, principalmente, deixe de registrar informações relevantes. Isso atrapalha, e muito, a gestão dos processos.

Não existe uma forma correta de preenchimento. Normalmente, os sistemas apresentam diversas modalidades de preenchimento. Cabe a você, líder dessa transformação, identificar aquele que melhor se encaixa nas necessidades da sua empresa. 

Independente do modelo que você adotar, suas prioridades precisam ser duas: adotar um sistema que seja de fácil utilização para todos os envolvidos; organizar as informações do planejamento de forma clara e objetiva.

4 – Deixe os prazos e responsáveis bem definidos

Depois de organizar todos os planos de ações, chegamos a um detalhe muito importante: definição de prazos e responsáveis por cada etapa.

A definição de prazos é fundamental para que haja maior controle do desenvolvimento do projeto, enquanto ter um responsável por cada atividade permite o monitoramento constante das execuções de tarefas.

Para os gestores, a existência de um responsável por cada etapa do projeto facilita na hora de colher devolutivas. Assim, as informações chegarão até ele já filtradas.

CheckYou: sua parceira na transformação digital

A CheckYou é sua maior parceira quando o assunto é transformação digital. Com nosso sistema de checklist digital, sua empresa pode organizar todos os processos internos em uma única conta, com múltiplos acessos e planos de ação.

Além de possuir um layout simples e intuitivo, navegar pela plataforma é uma experiência muito fácil. Algo pensado para promover um ritmo dinâmico de manutenção no dia a dia e conquistar adesão de seus colaboradores.

Não perca a oportunidade! Consulte nosso site e solicite uma demonstração!

Posted in: TecnologiaTags:checklistchecklist digitaltransformação digital

Post navigation

Anterior: Como aplicar uma boa gestão financeira para transportadoras
Próximo: Quais indicadores de sucesso analisar na sua empresa?

Posts recentes

  • Plataforma CheckYou: A Revolução Digital na Gestão de Checklists no Transporte
  • BI CheckYou: A Visão Gerencial da Operação de Checklists
  • Descubra o Controle Digital de Vencimentos que Organiza sua Empresa
  • Módulo Plano de Ação: Agilidade na Tomada de Decisão
  • Inteligência Artificial (IA) é realidade na Plataforma CheckYou

Categorias

  • Artigo (1)
  • Atendimento ao cliente (2)
  • Caso de Sucesso (7)
  • Dicas de Gestão (16)
  • Gestão de frotas (15)
  • Sem categoria (9)
  • Tecnologia (30)
  • Transporte (17)
  • Vistorias (6)

Agende uma demonstração com nossos especialistas

Nosso time está preparado para atender suas necessidades. Preencha os campos do formulário e entraremos em contato com você.

logo-white

A CheckYou é um software (SaaS) de checklist digital especializado em vistorias, planos de ação, controle de vencimentos e gestão de indicadores operacionais.

Acesso Rápido

  • Sobre Nós
  • Gestão de Vistorias
  • Nossos Módulos
  • Fale Conosco

Entre em contato

  • Av Pereira Barreto, 1479 - Cjs. 1807 e 1808 Centro, São Bernardo do Campo - SP 09751-000 - Helbor Trilogy
  • contato@checkyou.com.br
  • (11) 91339-9550

© 2023 CheckYou . Todos os direitos reservados

Criado por BrainWaves

Termo de Uso | Política de Privacidade

Adotar um checklist é fundamental para modernizar os processos da sua transportadora e promover a transformação digital.