Promover a transformação digital para transportadoras é muito importante, mas exige muito planejamento. Afinal, por ter que englobar algumas etapas na rotina operacional, esse processo requer cuidado e tempo de dedicação. Do contrário, pode ter um resultado diferente do esperado.
Nesse sentido, elencamos um passo a passo de como aplicar corretamente um checklist digital na sua empresa. Dessa forma, você moderniza a logística da sua empresa, traz mais organização para o dia a dia e incentiva a adesão dos colaboradores ao propor planos de ações mais facilitados.
Antes de mais nada entenda que a transformação digital serve para elevar o nível de atuação da sua empresa e promover mais competitividade no mercado.
Transformação digital: passo a passo da implementação de um checklist digital para transportadoras
1 – Entenda os processos da sua empresa
Em uma transportadora, diversos processos ocorrem simultaneamente, afinal o fluxo operacional é imenso. Identificar cada um deles – com o objetivo de construir planos de ação específicos – é o primeiro passo para montar um planejamento eficiente.
As plataformas de checklist já possuem funcionalidades que permitem a criação de múltiplos planos de ação. Desta forma, cada um deles pode ser utilizado para a estruturação e solução de problemas diferentes, com metas, atividades e entregas direcionados.
Por este motivo, ter a compreensão total dos processos da transportadora é tão importante. Com este mapeamento, você saberá exatamente quais informações cada time precisará para executar o seu trabalho. Consequentemente, sua organização será muito maior.
2 – Identifique todas as etapas de cada processo
Uma vez mapeados os processos operacionais das diferentes áreas, é hora de identificar as etapas que os compõem – bem como os responsáveis por elas. Analisar um processo parte a parte auxilia no monitoramento das conclusões de tarefas e, até mesmo, caso tenha que solicitar melhorias na mesma.
Fato é que a separação de processos em pequenas etapas – com metas e objetivos independentes – ajuda no cumprimento de prazos e na execução assertiva dessas iniciativas.
Ao montar seu checklist digital, não esqueça de destrinchar o processo. Assim, será possível inspecionar cada detalhe, criar planos de ações para solução de pontos específicos.
3 – Organize um sistema de preenchimento
Como muitas pessoas terão acesso ao checklist digital, é necessário estabelecer um sistema de preenchimento unificado. Padronizar essa colaboração evita que cada profissional vistorie pontos diferentes e, principalmente, deixe de registrar informações relevantes. Isso atrapalha, e muito, a gestão dos processos.
Não existe uma forma correta de preenchimento. Normalmente, os sistemas apresentam diversas modalidades de preenchimento. Cabe a você, líder dessa transformação, identificar aquele que melhor se encaixa nas necessidades da sua empresa.
Independente do modelo que você adotar, suas prioridades precisam ser duas: adotar um sistema que seja de fácil utilização para todos os envolvidos; organizar as informações do planejamento de forma clara e objetiva.
4 – Deixe os prazos e responsáveis bem definidos
Depois de organizar todos os planos de ações, chegamos a um detalhe muito importante: definição de prazos e responsáveis por cada etapa.
A definição de prazos é fundamental para que haja maior controle do desenvolvimento do projeto, enquanto ter um responsável por cada atividade permite o monitoramento constante das execuções de tarefas.
Para os gestores, a existência de um responsável por cada etapa do projeto facilita na hora de colher devolutivas. Assim, as informações chegarão até ele já filtradas.
CheckYou: sua parceira na transformação digital
A CheckYou é sua maior parceira quando o assunto é transformação digital. Com nosso sistema de checklist digital, sua empresa pode organizar todos os processos internos em uma única conta, com múltiplos acessos e planos de ação.
Além de possuir um layout simples e intuitivo, navegar pela plataforma é uma experiência muito fácil. Algo pensado para promover um ritmo dinâmico de manutenção no dia a dia e conquistar adesão de seus colaboradores.
Não perca a oportunidade! Consulte nosso site e solicite uma demonstração!